Actualisé le 31-Mar-2022


ico_fr_txt

          1- PREPARAR E PLANEAR AS REFEIÇÕES

Quantas refeições são preparadas por dia?

O número de refeições preparadas depende do dia da semana e do número de alunos inscritos. Em média, entre 1.000 e 1.300 refeições são preparadas todos os dias para todos os alunos e funcionários da escola.

Como são preparadas as refeições?

Todos os produtos são preparados na escola pelas 3 cozinheiras e 15 auxiliares de cozinha. Costumam começar a preparação no dia anterior para que tudo esteja pronto às 11h15, quando os primeiros alunos chegam à cantina.

Um grande cuidado é prestado pela nossa equipa nesta produção e a maioria dos produtos são frescos e processados ​​no local. Por exemplo, as batatas fritas são caseiras e a equipa descasca 500 kg de batatas para servir as 1.300 refeições. O peixe também pode ser panado no local a partir de peixe fresco que é arranjado, filetado e panado na cozinha. A confecção no local é um dos grandes pontos fortes e contribui para a alta qualidade do nosso serviço de cantina.

Qual é a composição de uma ementa?

Cada menu é composto por uma sopa, uma entrada (geralmente vegetais crus), um prato principal com o seu acompanhamento (os legumes são sempre propostos), uma sobremesa e uma peça de fruta.

Como e por quem são criados os menus?

As ementas são propostos pelo responsável do serviço de cantina acompanhado pelo chef com base nas regras nutricionais definidas pela DGE (Direcção Geral do Ensino Português). Depois, são submetidos à aprovação da nossa enfermeira-nutricionista que verifica a conformidade com o equilíbrio nutricional e controla a qualidade dos produtos utilizados. Estas ementas procuram conciliar o respeito pela sazonalidade dos produtos, respeito pelo ambiente (produtos locais em particular), regras sanitárias, constrangimentos logísticos (funcionários e instalações). Estes menus também são discutidos com os alunos e representantes de pais durante as comissões relativas à cantina.

Qual é a proporção de produtos processados e produtos preparados no local?

A grande maioria dos produtos da ementa são frescos e preparados no local. Também compramos produtos congelados, mas evitamos ao máximo produtos industrializados.

Qual a proporção de produtos locais e orgânicos na composição das ementas?

A escola é sensível à origem e qualidade dos produtos confeccionados e é por isso que se faz um grande trabalho no momento de abastecimento para privilegiar os produtos locais e os circuitos curtos. Também tentamos propor produtos com o selo de agricultura biológica, mas deparamo-nos com as dificuldades de uma rede de distribuição em Portugal ainda emergente que ainda não é adequada às nossas necessidades. Os produtos BIO servidos são materializados por informações destinadas aos consumidores.

Quais são as regras de segurança alimentar aplicadas pela escola?

A escola está em conformidade com a norma HACCP (Hazard Analysis Critical Control Point). Esta é a norma também aplicada em escolas na França que estabelece um protocolo padronizado de controlos e processos a serem implementados para a circulação de fluxos (limpo-sujo), o controlo de produtos, a limpeza de superfícies em particular. O cumprimento deste protocolo está sujeito a auditorias no local várias vezes ao ano por uma empresa independente contratada pela escola.

Quantas pessoas trabalham na cantina?

São 19 pessoas a tempo inteiro e 14 a tempo parcial, sem contar as pessoas que tratam da vigilância.

        2- ALMOÇO NA CANTINA 

Quanto tempo têm as crianças para comer?

Na maternelle os serviços duram 45min. A refeição dura 30 minutos. Há um tempo de desinfecção das mesas após cada serviço.

Na élémentaire: Os alunos não têm limite de tempo para fazer as refeições. No entanto, verificamos que os alunos permanecem cerca de 25 minutos no refeitório.

No collège: O intervalo para almoço dura 1h15 e cada aluno de meia pensão tem pelo menos cerca de 25 minutos para comer.

Como se procede a passagem de um aluno pela cantina?

Os alunos da maternelle e da CP dirigem-se diretamente ao refeitório sob a supervisão dos vigilantes e são servidos à mesa pelas nossas equipas. A partir do CE1 os alunos vão para o self com um tabuleiro.

As crianças podem escolher entre pratos diferentes?

Para os alunos da maternelle e da CP, a refeição não inclui escolha porque é servida à mesa. A partir do CE1, os alunos podem escolher entre 3 ou 4 entradas, entre 2 pratos, entre 2 ou 3 sobremesas e entre 2 ou 3 frutas.

Como garantir que a escolha oferecida aos alunos do CE1 não esteja em contradição com os princípios de uma alimentação equilibrada?

As Nossas equipas estão presentes para consciencializar os alunos sobre a composição de um menu equilibrado. Acima de tudo, deve ser realizado um trabalho de sensibilização. Deve incluir tanto as acções na escola no âmbito do Comité de Educação, Saúde e Cidadania (CESC) como o trabalho em casa. Por exemplo, os programas da escola primária incluem uma componente de sensibilização nutricional. Da mesma forma, uma operação pequeno-almoço ocorre todos os anos com os alunos de 5ème.

Que quantidade de comida é proposta aos alunos?

As quantidades são adaptadas de acordo com a idade dos alunos e respeitam as regras da DGE: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Esaude/oere.pdf Em todos os casos, é possível os alunos repetirem.

Quantas vezes por semana é oferecido peixe na cantina?

Duas vezes por semana.

É possível repetir e pedir um suplemento de refeição?

Existe um local, na zona de self para os alunos que desejam repetir. Os alunos estão acostumados e os pedidos são diários e numerosos. Para evitar perdas, as repetições da refeição são dados aos alunos que terminaram o prato.

Como são vigiados os alunos?

Na maternelle: os alunos da PS são servidos pelas ASEM e 3 vigilantes adicionais. Cada classe MS tem um vigilante dedicado para a refeição e há 2 vigilantes de reforço. Cada classe de GS tem um vigilante dedicado para a refeição, e há 2 vigilantes de reforço.

No élémentaire: Há um vigilante por turma de CP que supervisiona, distribui os pratos com as refeições e retira os pratos para o tabuleiro. De seguida, trazem a classe de volta para o recreio. Para todas as outras turmas, existem três vigilantes permanentes (dois de vigilância no refeitório e um na entrada da cantina).

No colège: A equipa de Vie Scolaire supervisiona os alunos durante o intervalo do almoço e garante que as refeições dos alunos decorrem sem problemas. Os vigilantes estão presentes no exterior (fila) e no interior do refeitório.

Existe um sistema de triagem de resíduos?

Os resíduos são separados em diferentes lixos dedicadas: orgânicos, papelão, plástico e vidros.

     3- INSCREVER-SE, OBTER INFORMAÇÕES E COMUNICAR SOBRE O SERVIÇO DE CANTINA

Quais são os procedimentos para se inscrever no serviço de cantina escolar?

A inscrição é feita no início do ano letivo e é válida para todo o ano letivo. A decisão de deixar de frequentar o regime de meia pensão no trimestre seguinte deve ser objecto de pedido escrito e fundamentado dirigido à proviseure o mais tardar nas duas semanas seguintes ao trimestre anterior (ou seja, de 15 a 31 de Dezembro e de 15 de Dezembro a Março 31).

Quais alunos podem se beneficiar da cantina?

Podem beneficiar do serviço de cantina todos os alunos do ensino básico (jardim de infância e primária) e alunos do collège até à 4ème. Os alunos bolseiros das classes superiores também podem beneficiar do serviço de cantina a pedido das famílias e com o acordo da proviseure da escola.

Onde posso encontrar as ementas?

No nosso site. Estão também afixadas em vários locais da escola e na entrada do self-service.

Quais são os órgãos que intervêm no funcionamento da cantina?

Existe uma comissão de cantina que se reúne uma ou duas vezes por ano. Estão representados os pais através das associações, os alunos, os funcionários e a equipa de direcção.

Como posso fazer alguma pergunta ou comentário sobre o serviço de cantina?

Existem várias formas: pode escrever para as associações de pais (GPE & FCPE) que o representam nas comissões. Também tem a opção de fazer uma reclamação através do “livro de reclamações” que pode encontrar no escritório do Sr. Carapito no departamento de administração.