Calendário e procedimentos

_L’A admissão será pronunciada tendo em conta a capacidade de acolhimento do liceu, que é limitada.

Enquanto estabelecimento de ensino em gestão direta da rede da Agência para o Ensino Francês no Estrangeiro (AEFE), o LFCL tem de garantir prioritariamente às crianças francesas estabelecidas em Portugal, a continuidade das missões de serviço público relativas à educação. Deste modo, os nossos critérios de prioridade respeitarão esta missão.

O processo de admissão é constituído por duas fases :

1. A primeira fase é o pedido de matrícula no LFCL.
2. A segunda fase, apenas para os candidatos aceites, é a formalização da inscrição definitiva.

A inscrição pedagógica (escolha da área de estudo, das línguas e das opções) far-se-á, se for caso disso, no decurso da inscrição definitiva.

1/ Pedido de matrícula :

A ficha de candidatura deve ser preenchida com toda a atenção, em particular, o campo «Motivações». Este último é importante na análise do pedido de matrícula na comissões.

Após proceder à candidatura «on-line» no site do LFCL, os encarregados de educação receberão, por e-mail, uma resposta do liceu depois de cada uma das comissões que se reunirão nas seguintes datas s :

1ª comissão : Sexta-feira 8 de Fevereiro de 2019
2ª comissão : Terça-feira 9 de Abril de 2019
3ª comissão : Quinta-feira 16 de Maio de 2019

Essa resposta pode ser :

1 aceitação da candidatura
1 pedido de informações adicionais e/ou pedido de entrevista
1 colocação em lista de espera
1 recusa da candidatura

.2/ Formalização da inscrição definitiva :

Os encarregados de educação cujos filhos foram aceites no LFCL deverão formalizar a inscrição no prazo de 15 dias após a notificação de aceitação por parte do liceu. Findo este prazo, a vaga ficará disponibilizada para outro candidato.

NB : A proposta de admissão só é válida para o nível solicitado. Caso haja uma alteração de nível ou de orientação, a admissão não pode ser garantida.

O processo de inscrição será considerado encerrado mediante o respectivo pagamento dos valores de primeira inscrição, a candidatura «on-line» preenchida e os documentos justificativos obrigatórios entregues no liceu (em mão ou por correio postal, pelo que a data do envio será atestada pelo carimbo dos correios).

As formalidades de inscrição devem ser cumpridas pelos pais ou pelo encarregado de educação da criança mencionada na ficha de candidatura na plataforma das inscrições.

A inscrição definitiva do candidato só é efetiva após a validação devidamente notificada pelo liceu francês Charles Lepierre. A afectação do candidato num determinado nível fica sujeita aos procedimentos de orientação regulamentares aplicados no sistema de ensino francês.

O pedido de matrícula no liceu francês Charles Lepierre implica o respeito pelos princípios que vigoram nos estabelecimentos de ensino franceses no estrangeiro, quer sejam de ordem pedagógica, linguística ou cultural. No domínio pedagógico, as instruções oficiais provenientes da legislação francesa ou de acordos bilaterais prevalecem sobre qualquer outra.

A aceitação do regulamento interno do liceu, do regulamento financeiro e do regulamento do restaurante escolar, se for caso disso, por parte do candidato e dos encarregados de educação, é um pressuposto obrigatório para continuar o processo de admissão.

Informações próprias ao jardim infantil :

No início do ano letivo de 2019, serão admitidas as crianças nascidas em :
__2016 para a Petite Section
__2015 para a Moyenne Section
__2014 para a Grande Section

Aviso : só serão aceites no jardim infantil as crianças que já não usem fraldas no início do ano letivo.

Informações complementares acerca do Jardim Infantil (Maternelle)

BEMVINDOS AO JARDIM INFANTIL DO LICEU FRANCÊS CHARLES LEPIERRE

O jardim infantil do liceu francês Charles Lepierre é uma escola que acolhe crianças a partir dos 3 anos de idade e que se desenrola ao longo de 3 anos de escolaridade : «Petite Section» (PS), «Moyenne Section» (MS) e «Grande Section» (GS).

No jardim infantil, as crianças desenvolvem as competências básicas que garantirão mais tarde uma boa aquisição da leitura e da escrita. Assim, adquirem as aprendizagens fundamentais e também fazem as suas primeiras experiências relacionais com crianças da sua idade.

Por isso, todo o nosso pessoal está mobilizado para garantir o acolhimento e o bem-estar dos nossos jovens alunos, de forma a garantir-lhes as melhores condições de aprendizagem.

O nosso jardim infantil é composto por 11 turmas (cerca de 290 alunos), com 12 professores de língua francesa, 3 professores de língua portuguesa e 9 auxiliares de educação.

Os desafios da educação plurilíngue e a pluralidade cultural estão no centro do nosso ensino. O horário semanal de Português é em média 3h45. A professora de português e a professora da turma trabalham em estreita colaboração.

Este ano letivo, o jardim infantil é composto por :

_3 turmas de «Petite Section» (PS), a partir dos 3 anos
_4 turmas de «Moyenne Section» (MS), a partir dos 4 anos
_4 turmas de «Grande Section» (GS), à partir dos 5 anos

Aviso :
No próximo ano lectivo  2019-2020, as turmas de Petite Section e Moyenne Section estarão reagrupadas numa única turma de PS+MS.

OS PROGRAMAS DE ENSINO

Os programas aplicados no liceu francês Charles Lepierre estão em conformidade com os do Ministério da Educação francês dispensados em todas os estabelecimentos de ensino franceses.

As aprendizagens escolares estão assentes numa base comum de conhecimentos e competências definida pelo Ministério da Educação francês. O ensino primário está dividido em três ciclos.

O jardim infantil é o primeiro ciclo de aprendizagens, constitui a base educativa e pedagógica sobre a qual assentam e se desenvolvem as aprendizagens. É aí que a criança deve adquirir uma linguagem oral rica, organizada e compreensível pelo outro. É através do jogo, da acção, da procura autónoma, das experiências, que a criança, de acordo com o seu percurso pessoal, constrói as suas aquisições fundamentais.

Existem 5 domínios de aprendizagem no jardim infantil :

_Mobilizar a linguagem em todas as suas dimensões : as situações de aprendizagem visam a aquisição de competências linguísticas (repetir palavras, dizer frases, emitir uma opinião …).

_Agir, exprimir-se, compreender através da actividade física : as situações de aprendizagem visam a aquisição das competências necessárias para o desenvolvimento motor e relacional das crianças.

_Agir, exprimir-se, compreender através das actividades artísticas : as situações de aprendizagem visam a aquisição das competências necessárias para o desenvolvimento sensorial e emocional das crianças.

_Construir as primeiras ferramentas para estruturar o seu pensamento : as situações de aprendizagem visam a aquisição dos números e a sua utilização.

_Explorar o mundo : as situações de aprendizagem visam a aquisição das competências necessárias para se situar no tempo e no espaço.

OS HORÁRIOS 

As crianças têm aulas de Segunda a Sexta-feira.


.

As portas das salas de aulas estão abertas das 8h20 às 8h40 de manhã e das 15h50 às 16h05 de tarde (das 11h20 às 11h35 às Quartas-feiras).

AS REUNIÕES COM OS PAIS 

Em princípio, em Junho, iremos organizar uma primeira reunião de informação destinada aos novos pais cujos filhos estão matriculados no jardim infantil.

Os temas que iremos abordar são:

_a apresentação da oferta de ensino do liceu francês Charles Lepierre
_a organização da escolaridade e o quotidiano dos alunos
_o material escolar pedido para as classes de «Petite Section», de «Moyenne Section» e de «Grande Section»

 

Outra reunião está prevista para o final do mês de Agosto para acolher as novas famílias que vão integrar o nosso estabelecimento de ensino no início do ano lectivo, em Setembro de 2019 e que ainda não residem em Portugal.

O dia da apresentação permite também uma reunião com o(a)s professores e as auxiliares.

É um momento privilegiado de partilha para descobrir o funcionamento das aulas no dia-a-dia e principalmente para preparar adequadamente o início e os primeiros dias de aulas das crianças.

Ao longo do ano lectivo, são realizadas reuniões com o(a)s professores, permitindo aos pais participar no acompanhamento escolar de seus filhos.

ALGUMAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS …

Higiene :

Para frequentar o jardim infantil, as crianças já não podem usar fraldas.

Cantina escolar :

Existe um refeitório para os alunos da escola infantil com três serviços distintos para cada nível :

_11h15 para os alunos de «Petite Section» (a partir dos 3 anos)
_11h 50 para os alunos de «Moyenne Section» (a partir dos 4 anos)
_12h25 para os alunos de «Grande Section» (a partir dos 5 anos)

Lanches :

São organizados nas salas de aulas por iniciativa do(a)s professores.

Transportes :

Existem companhias de transporte privadas e independentes do liceu que asseguram o transporte de alguns alunos, sob a sua inteira responsabilidade.
Os contactos estão no nosso site.

Prolongamento («Garderie») :

Existe um serviço de prolongamento («garderie») pago que funciona antes e depois das aulas (das 16h00 às 18h15; das 11h30 às 13h00 às quartas-feiras).

Poderão ser propostas reuniões de informação para as novas famílias que desejam obter informações complementares, se for caso disso, e mediante inscrição prévia, nas seguintes datas :

_Quarta-feira 16 de Janeiro de 2019 à 13h30.
ou
_Terça-feira 5 de Fevereiro de 2019 às 18h00.

Marie-Christine Marcelino
Directrice des classes maternelles
direction.maternelle@lfcl.pt

[Fermer]

Regulamentos internos :

• Regulamento interno  Collège / Lycée  FR
• Regulamento interno do Cycle 1  FR
Regulamento interno do CP, CE1  FR
Regulamento interno do CE2, CM1, CM2  FR

Tarifário de escolaridade e regulamento financeiro :

•  Regulamento financeiro 2019 FR-PT

•  Tarifário ano escolar 2019-2020 FR-PT

_Em caso de desistência, os valores de primeira inscrição não são devolvidos.


inscri