Calendário e procedimentos

_L’A admissão será pronunciada tendo em conta a capacidade de acolhimento do liceu, que é limitada.

Enquanto estabelecimento de ensino em gestão direta da rede da Agência para o Ensino Francês no Estrangeiro (AEFE), o LFCL tem de garantir prioritariamente às crianças francesas estabelecidas em Portugal, a continuidade das missões de serviço público relativas à educação. Deste modo, os nossos critérios de prioridade respeitarão esta missão.

O processo de admissão é constituído por duas fases :

1. A primeira fase é o pedido on-line de matrícula no LFCL, a partir do 29 de Janeiro 2021.
2. A segunda fase, apenas para os candidatos aceites, é a formalização da inscrição definitiva.

As opções pedagógicas para o ensino secundário (escolha das disciplinas específicas, línguas e opções) serão validadas na inscrição definitiva.

1/ Pedido de matrícula (unicamente on-line):

A ficha de candidatura deve ser preenchida com toda a atenção, em particular, o campo «Motivações». Este último é importante na análise do pedido de matrícula na comissões.

Após proceder à candidatura «on-line» no site do LFCL, os encarregados de educação receberão, por e-mail, uma resposta do liceu depois de cada uma das comissões que se reunirão nas seguintes datas s :

1ª comissão : Quinta-feira 11 de Fevereiro de 2021
2ª comissão : Quinta-feira 8  Abril de 2021
3ª comissão : Quinta-feira 13 de Maio de 2021

Essa resposta pode ser :

1 aceitação da candidatura
1 pedido de informações adicionais e/ou pedido de entrevista
1 colocação em lista de espera
1 recusa da candidatura

.2/ Formalização da inscrição definitiva :

Os encarregados de educação cujos filhos foram aceites no LFCL deverão formalizar a inscrição no prazo de 10 dias após a notificação de aceitação por parte do liceu. Findo este prazo, a vaga ficará disponibilizada para outro candidato.

NB : A proposta de admissão só é válida para o nível solicitado. Caso haja uma alteração de nível ou de orientação, a admissão não pode ser garantida.

O processo de inscrição será considerado encerrado mediante o respectivo pagamento dos valores de primeira inscrição, a candidatura «on-line» preenchida e os documentos justificativos obrigatórios entregues no liceu (em mão ou por correio postal, pelo que a data do envio será atestada pelo carimbo dos correios).

As formalidades de inscrição devem ser cumpridas pelos pais ou pelo encarregado de educação da criança mencionada na ficha de candidatura na plataforma das inscrições.

A inscrição definitiva do candidato só é efetiva após a validação devidamente notificada pelo liceu francês Charles Lepierre. A afectação do candidato num determinado nível fica sujeita aos procedimentos de orientação regulamentares aplicados no sistema de ensino francês.

O pedido de matrícula no liceu francês Charles Lepierre implica o respeito pelos princípios que vigoram nos estabelecimentos de ensino franceses no estrangeiro, quer sejam de ordem pedagógica, linguística ou cultural. No domínio pedagógico, as instruções oficiais provenientes da legislação francesa ou de acordos bilaterais prevalecem sobre qualquer outra.

A aceitação do regulamento interno do liceu, do regulamento financeiro e do regulamento do restaurante escolar, se for caso disso, por parte do candidato e dos encarregados de educação, é um pressuposto obrigatório para continuar o processo de admissão.

Informações próprias ao jardim infantil :

__A nossa oferta de ensino

__• Escolher o ensino pré-escolar francês internacional

No início do ano letivo de 2021, serão admitidas as crianças nascidas em :
__2018 para a Petite Section
__2017 para a Moyenne Section
__2016 para a Grande Section

Aviso : só serão aceites no jardim infantil as crianças que já não usem fraldas no início do ano letivo.

Regulamentos internos :

• Regulamento interno  Collège / Lycée  FR
• Regulamento interno do Cycle 1  FR
Regulamento interno do CP, CE1 e CE2  FR
Regulamento interno do CM1 e CM2  FR

Tarifário de escolaridade e regulamento financeiro :

•  Tabela Financeira LFCL a partir do 1º Setembro de 2021 PT

•  Tarifário ano escolar 2021-2022 FR-PT

_Em caso de desistência, os valores de primeira inscrição não são devolvidos.