Actualisé le 07-Jan-2021


Entrar no jardim infantil é uma grande aventura para as crianças. Toda a nossa equipa pedagógica está empenhada em oferecer o melhor acolhimento e bem-estar aos nossos jovens alunos, de forma a porporcionar-lhes as melhores condições de aprendizagem.

BEMVINDOS AO JARDIM INFANTIL DO LICEU FRANCÊS CHARLES LEPIERRE

O jardim infantil do liceu francês Charles Lepierre é uma escola que acolhe crianças a partir dos 3 anos de idade, que se desenvolve ao longo de 3 anos de escolaridade : a «Petite Section» (3 anos), a «Moyenne Section» (4 anos) e a «Grande Section» (5 anos).

No jardim infantil, as crianças desenvolvem as competências básicas que garantirão mais tarde uma boa aquisição da leitura e da escrita. Assim, adquirem as aprendizagens fundamentais e também fazem as suas primeiras experiências relacionais com crianças de sua idade.

Nesse sentido, toda a nossa equipa pedagógica está vocacionada para garantir o acolhimento e o bem-estar dos nossos jovens alunos de forma a garantir-lhes as melhores condições de aprendizagem.

ALGUNS DADOS SOBRE NOSSA ESCOLA

O nosso jardim infantil é composto por 11 turmas (cerca de 290 alunos), com 11 professores de língua francesa, 3 professores de língua portuguesa, 2 professores de língua inglesa e 9 auxiliares.

Este ano letivo, o jardim infantil é composto por :

6 turmas de Petite Section – Moyenne Section (3-4 anos) de 26 alunos

1 turma de Moyenne Section – Grande Section (4-5 anos) de 27 alunos

4 turmas de Grande Section (5 anos) de 27 alunos

 OS PROGRAMAS DE ENSINO

Os programas aplicados no liceu francês Charles Lepierre estão em conformidade com os da Educação Nacional francesa dispensados em todas os estabelecimentos de ensino francês.

As aprendizagens escolares estão assentes numa base comum de conhecimentos e competências definidas pelo Ministério da Educação Nacional.

O jardim infantil é o primeiro ciclo de aprendizagens, constitui a base educativa e pedagógica sobre a qual assentam e se desenvolvem as aprendizagens. É aí que a criança deve adquirir uma linguagem oral rica, organizada e compreensível para todos. É através do jogo, da ação, da procura autónoma, das experiências, que a criança, de acordo com o seu percurso pessoal, constrói as suas aquisições fundamentais.

 

Existem 5 domínios de aprendizagem trabalhados no jardim infantil :

Mobilizar a linguagem em todas as suas dimensões : as situações de aprendizagem visam a aquisição de competências linguísticas (repetir palavras, dizer frases, emitir uma opinião …).

Agir, exprimir-se, compreender através da actividade física : as situações de aprendizagem visam a aquisição de competências necessárias para o desenvolvimento motor e o relacionamento com as outras crianças.

Agir, exprimir-se, compreender através das actividades artísticas : as situações de aprendizagem visam a aquisição de competências necessárias para o desenvolvimento sensorial e emocional das crianças.

Construir as primeiras ferramentas para estruturar o seu pensamento : as situações de aprendizagem visam a aquisição dos números e a sua utilização.

Explorar o mundo : as situações de aprendizagem visam a aquisição de competências necessárias para se situar no tempo e no espaço.

Os desafios da educação plurilingue e da pluralidade cultural estão no centro do nosso ensino. O professor de línguas e o professor da sala de aula trabalham em simultaneo.

A partir da Moyenne Section, os alunos iniciam uma aprentisaagem da língua inglesa com a intervenção dum professor de línguas, uma sessão de 30 minutos por semana em meio-grupo.

O horário semanal do ensino português é de 3h45 da Petite Section até a Grande Section, são 3 aulas por semana :

2 aulas com o professor de português.

1 aula de «Doublette» com o professor de português e o professor da turma.

A aula de «Doublette» permite que os 2 professores trabalhem juntos na sala de aula sobre :

projetos relacionados com uma das áreas de aprendizagem: linguagem, exploração do mundo, artes visuais …

os percursos linguísticos personalizados dos seus alunos para fortalecer a língua materna das crianças e as suas competências linguísticas.

Estes percursos linguísticos promovem a aprendizagem e o domínio da língua francesa e da língua portuguesa desde a Petite Section até o decimo-segundo.

As famílias fornecem uma avaliação do nivel linguístico dos seus filhos no momento da inscrição. Esta avaliação é complementada por uma avaliação linguística realizada na escola em francês e em português no início do ano para avaliar o nível de domínio das competências linguísticas das crianças em cada uma dessas línguas.

OS HORÁRIOS

 As crianças têm aulas de Segunda a Sexta-feira.

O acolhimento/A chegada dos alunos do jardim infantil começa às 8h20 e termina às 8h40.

Os pais acompanham os seus filhos todas as manhãs até ao hall de entrada do jardim infantil, as crianças são depois acompanhadas pelas auxiliares até á turma.

Das 15h50 às 16h05, as crianças são entregues aos pais pela professora no recreio do jardim infantil, exceto às quartas-feiras, os alunos saem entre as 11h20 e as 11h35.

 AS REUNIÕES COM OS PAIS

 Organizamos reuniões de informação destinadas aos novos pais cujos filhos estão matriculados no jardim infantil no próximo ano letivo:

final de junho, para famílias já vivem em Portugal

final de agosto para famílias que se mudam para Portugal durante o verão

 

Os temas que iremos abordar são:

a apresentação da oferta de ensino do liceu francês Charles Lepierre

a organização da escolaridade e o quotidiano dos alunos

o material pedido para as turmas de Petite Section, Moyenne Section e Grande Section

O dia da apresentação também permite um encontro com os pais, as crianças, os professores e as auxiliares.

É um momento privilegiado de partilha para descobrir o funcionamento da aula no dia-a-dia e principalmente para preparar adequadamento o início do ano escolar e os primeiros dias de aulas das crianças.

Ao longo do ano letivo, são realizadas reuniões com os professores, permitindo aos pais de participar no acompanhamento escolar de seus filhos.

 

ALGUMAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS …

Higiene :

Para frequentar o jardim infantil, as crianças não podem usar fraldas.

Se o seu filho ainda não estiver totalmente «confortavel» sem fraldas quando começar a escola, não deixe de avisar o professor.

Cantina escolar :

Existe um refeitório para os alunos da escola infantil com três serviços distintos para cada nível :

11h15 para os alunos de Petite Section (a partir dos 3 anos)

12h00 para os alunos de Moyenne Section (a partir dos 4 anos)

12h25 para os alunos de Grande Section (a partir dos 5 anos)

Oferecemos menus adaptados às necessidades do seu filho, incluindo:

um menu vegetariano

um menu sem carne de porco

uma dieta livre de alérgenos para crianças com alergia ou intolerância alimentar. Em conformidade com o médico e as enfermeiras da escola adaptamos um Protocolo de Acolhimento Individualizado, um PAI baseado na prescrição médica fornecida pela família e na descrição do tratamento a ser seguido em caso de alergia. Os medicamentos ficam armazenados no nosso serviço de saúde.

Lanches :

O lanche da manhã é organizado por iniciativa dos professores que podem pedir aos pais para trazer, por rotação, frutas para todos os meninos da sala de aula ou para trazer uma caixa de lanche indivudal com fruta.

As crianças inscritas no serviço de garderie do final da tarde trazem de casa um lanche para comer depois das aulas.

Transportes :

Existem companhias de transporte privadas e independentes do liceu que asseguram o transporte de alguns alunos, sob a sua inteira responsabilidade.

Os contactos estão no nosso site.

Prolongamento («Garderie») :

É oferecido um serviço de garderie para os pais que estejam interessados, todas as manhãs (das 7h50 às 8h15) e após as aulas (das 16h às 18h; das 11h30 às 13h às quartas-feiras).

Um formulário de inscrição será entregue no primeiro dia de aulas.

 

Marie-Christine Marcelino

Directrice des classes maternelles

(00 351) 21 382 44 00

Contacto : clique aqui